Unipace recebe Prêmio Abel 2024 na categoria Educação Legislativa

Por ALECE
10/06/2024 14:51 | Atualizado há 4 semanas

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu o Prêmio Abel 2024 na categoria Educação Legislativa, concedida pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas. A comenda foi entregue à diretora acadêmica, Lídia Lourinho, representando a presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), durante a solenidade de encerramento do 39º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, no dia 7 de junho.

O evento foi realizado de 5 a 7 de junho, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF). Também representaram a escola Marluce Torquato, da Assessoria da Presidência; Norma David, coordenadora da Qualificação, e Suêrda Marinho, da Coordenação de Extensão.

Lídia Lourinho disse estar orgulhosa e feliz com a premiação. Segundo a gestora, na atual gestão da deputada Gabriella Aguiar e do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), foi entregue a ela a missão de levar todo o arcabouço educativo do Parlamento cearense para os  municípios.

"Logo que a deputada Gabriella Aguiar assumiu, montamos um projeto de Escola do Legislativo de Gestão e de Assessoramento Municipal para levar a educação legislativa de qualidade para os municípios cearenses", acentuou.

Ela destacou que o presidente Evandro Leitão trouxe a proposta de trabalhar com parlamento aberto e com democracia. "A gente sabe que é nos municípios onde tudo acontece. Então, a gente levou para as cidades, através da sensibilização e da conscientização das câmaras municipais, a possibilidade de eles montarem suas próprias escolas legislativas, com o apoio da Unipace", afirmou.

Segundo Lídia Lourinho, "como escola do Poder Legislativo, o objetivo da Unipace é qualificar os servidores e trabalhar de forma continuada para que possamos servir melhor à população. Isso tem um impacto muito grande dentro da sociedade", enfatizou.

O projeto já alcançou 110 dos 184 municípios do Ceará. "Até agora, 110 já criaram suas escolas, já assinaram acordos com a operação técnica com a Unipace, e nós estamos levando a educação legislativa para todos esses dez municípios de forma muito planejada e pensada", destacou.

O prêmio de Melhor Educação Legislativa, concedido pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas, funciona como uma validação de todo o trabalho realizado, disse Lourinho. "Essa premiação também abre os olhos dos 74 municípios que ainda não estão participando desse projeto. A gente agora já vai fechar com mais alguns municípios para abrirem suas escolas", enfatizou.

Também participaram do evento em Brasília representantes das escolas legislativas municipais de Itarema, Cedro e Santana do Acaraú, que foram criadas a partir do projeto da Unipace.

Da Redação/com Comunicação Interna