Unipace realiza II Encontro de Escolas Legislativas nesta sexta-feira (01/12)

Por ALECE
20/12/2023 10:50

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realiza, nesta sexta-feira (01/12), em Juazeiro do Norte, o II Encontro Regional de Escolas Legislativas. Durante o evento, será realizado um painel sobre a importância da educação legislativa nos municípios para capacitar os servidores.

De acordo com a diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, também serão assinados Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com 21 municípios das regiões Centro-Sul e Cariri para que os servidores dos legislativos municipais possam ter acesso aos cursos oferecidos pela instituição.

Na última semana, foram visitados pela equipe da Unipace os municípios de Antonina do Norte, Tarrafas, Porteiras, Campos Sales, Salitre, Araripe, Nova Olinda, Santana do Cariri, Granjeiro, Potengi, Brejo Santo, Barro, Ipaumirim, Penaforte, Lavras da Mangabeira e Várzea Alegre. “Essa ação é uma iniciativa da presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), que enseja levar as ações da Escola Superior do Parlamento Cearense aos municípios”, explica Lídia Lourinho.

Durante as visitas, houve mobilização para que as câmaras municipais criassem as escolas legislativas a fim de firmar os ACTs com a Alece. “A Unipace criou um modelo de resolução como sugestão para as câmaras instituírem suas escolas legislativas”, ressalta Lídia. Participaram dessa ação os técnicos Ednara Loureiro, Cláudia Lins e Luiz Humberto, com o apoio da assessora da Presidência da Unipace, Marluce Torquato.

I Encontro foi realizado em Tauá

O I Encontro de Escolas Legislativas foi realizado em 15 de setembro, na cidade de Tauá, no qual foram assinados oito ACTs com municípios da região dos Inhamuns. Além deles, também já há parcerias estabelecidas com as cidades de Morada Nova e Fortim.

A assessora da Presidência da Unipace, Marluce Torquato, enfatiza que a Unipace está aberta para receber outros municípios cearenses que tenham interesse em estabelecer parcerias, por meio da assinatura de acordos, para a formação de servidores.

Formação legislativa municipal

Atualmente, a Unipace realiza o programa Formação em Escola de Gestão e Produção Legislativa Municipal, que, além de estimular a criação das escolas legislativas municipais, oferece um conjunto de cursos aos municípios cearenses, que já atenderam mais de 700 servidores municipais em 84 municípios.

Neste momento, é realizado o curso Saúde e Educação no Contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA), com 600 inscritos. Outros três cursos e uma palestra já foram realizados ao longo do ano, visando qualificar a gestão municipal. Além disso, os servidores municipais também podem ter acesso ao MBA em Gestão Pública Municipal e a cursos de extensão da Unipace.

Para mais informações sobre cursos e treinamentos, acesse a página da Unipace.

Serviço: II Encontro Regional de Escolas Legislativas. Quando: sexta-feira, 1º de dezembro de 2023, a partir das 9 horas. Onde: Auditório da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.Endereço: Rua Manoel Pires, nº 471, Jose Geraldo da Cruz, Juazeiro do Norte.

Edição: Salomão de Castro