Unipace celebra 17 anos como referência de educação legislativa no Ceará

Por ALECE
17/10/2024 12:26 | Atualizado há 17 horas

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), completa 17 anos de atuação nesta quarta-feira (16/10). Ao longo das quase duas décadas de história, a instituição mantém o compromisso de contribuir com a educação legislativa da sociedade, por meio de cursos e atividades oferecidos.

Para o vice-presidente da Unipace, deputado Renato Roseno (Psol), o órgão chega aos 17 anos de trajetória fortalecendo a sua missão de capacitar servidores públicos e lideranças comunitárias das mais variadas formas, ofertando cursos em temas como cidadania, democracia, políticas públicas, idiomas, dentre outros.

“Sabemos que só há boas políticas públicas se houver servidores e servidoras muito qualificados. Sempre digo que a Unipace tem uma dupla vocação, sendo uma escola de gestão, qualificando servidores para o bom cumprimento das políticas públicas, e uma escola de cidadania, em defesa da democracia, dos direitos humanos e da boa política pública”, ressalta o parlamentar. Ele reforça que a “Alece e a sociedade cearense devem ter orgulho de contarem com uma escola do Parlamento”.

A diretora acadêmica da instituição, Lídia Lourinho, destaca que a Unipace cumpre importantes contribuições ao fortalecimento da educação legislativa e da formação continuada dos servidores colaboradores da Alece.

Ela relata que, ao longo desse período, a Escola se consolidou como espaço de inovação e capacitação, promovendo cursos, palestras, eventos e simpósios que têm capacitado servidores, legisladores e sociedade em geral.

“Além disso, a Unipace tem se destacado pela construção de ambientes de diálogo e troca de conhecimento, aliando-se às demandas contemporâneas da gestão pública e ao desenvolvimento de soluções para os desafios do Estado do Ceará, ampliando o contexto da educação legislativa e do letramento político aos 184 municípios do nosso Estado”, assinala a diretora acadêmica.

A coordenadora do setor de Qualificação de Servidores, Norma David, que atua na Escola Superior desde sua fundação e acompanha as mudanças pelas quais a instituição vem passando desde o seu surgimento, exalta a credibilidade adquirida pela Escola.

“A Unipace começou como um pequeno núcleo de ensino. As transformações foram inúmeras, principalmente no que diz respeito à confiança que conquistamos dos servidores com o nosso ensino. Passamos por situações marcantes, como a época da pandemia (Covid-19), pois, enquanto estávamos em casa, isolados, fomos um grande apoio aos servidores em um período de compaixão e compromisso com as pessoas”, acentua Norma David.

A busca pela oferta de atividades e cursos de acordo com as reais demandas dos setores internos da Alece, bem como do público externo, é um dos grandes diferenciais da Unipace, conforme avalia a assessora da Presidência da Unipace, Marluce Torquato.

“A Unipace zela pela qualidade dos cursos oferecidos, com docentes que possuem a expertise em suas áreas de atuação e que são avaliados pelos cursistas de forma muito positiva. Na maioria dos cursos, temos a presença massiva dos inscritos, com zero evasão”, pontua.

UNIPACE

A Escola Superior do Parlamento Cearense, denominada inicialmente como Universidade do Parlamento Cearense, foi instituída por meio da Resolução nº 555, de 10 de julho de 2007, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 13 de julho de 2007 e atualizada administrativamente pela Resolução 698/2019. É um órgão de ensino, pesquisa e memória da Assembleia Legislativa.

Tem como atribuição geral promover a capacitação e o desenvolvimento profissional dos membros e servidores da Alece, bem como das entidades públicas do Estado e dos municípios, compreendendo programas de aperfeiçoamento profissional, formação, capacitação e especialização nas suas áreas afins.

Entre os serviços da Unipace estão, por exemplo, cursos de especialização lato sensu, cursos de mestrado por meio de parcerias interinstitucionais, cursos de idiomas, cursos de extensão, de curta e média duração e o Projeto Superação de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Agência de Notícias da Alece/Núcleo de Comunicação Interna