Realizado II encontro da campanha "Eu sou Alece 2030"

Por ALECE
01/11/2023 12:25 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) e do Comitê de Responsabilidade Social da Casa, realizou, nesta terça-feira (31/10), o II encontro da campanha "Eu sou Alece 2030". A iniciativa, realizada no hall do primeiro andar do anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes), contou com exposições do Comitê de Pesquisa, Educação e Memória, que apresentaram as realizações e objetivos alcançados, dentro do projeto Alece 2030.

A atividade teve a participação da titular da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Heline Joyce Monteiro, e da controladora da Casa, Sílvia Correia, além dos titulares dos órgãos que compõem o Comitê Técnico Setorial de Pesquisa, Educação e Memória. O colegiado é formado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), Memorial Deputado Pontes Neto (Malce) e Programa Alcance.

Heline Joyce destacou que os colegiados foram criados por meio da Portaria nº 315/2023, com o objetivo de fortalecer a implantação da governança no Poder Legislativo estadual e facilitar o monitoramento das principais atividades e projetos estratégicos dos órgãos. "O Alece 2030 é o planejamento estratégico da Casa, iniciado em 2021. Este segundo encontro tem o objetivo de fortalecer a atuação dos comitês técnicos setoriais. A campanha foi lançada em agosto. No dia 3 de outubro, realizamos o primeiro encontro e agora são apresentados os resultados do Comitê de Pesquisa, Educação e Memória", afirmou.

Segundo afirmou Heline Joyce, esté é um momento muito rico, porque a metodologia de indicadores foi recebida da Fundação da Dom Cabral (FDC), sendo necessário sempre revisitá-la. "É fundamental que os comitês atuem como braços do Coge (Comitê de Gestão Estratégica) para fortalecer a governança da Assembleia'', explicou.

Modelo de governança em pauta

A controladora da Assembleia, Sílvia Helena Correia, ressaltou que o seu papel, enquanto secretária executiva do Comitê,  é o de compartilhar com todos os servidores o modelo de governança implantado a partir do direcionamento estratégico do Alece 2030.

"É preciso sempre enfatizar que a relação deste modelo de governança com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na nossa área de controle interno, temos o objetivo de promover instituições eficazes, inclusivas e justas. Não há estado eficiente e justo sem combate à desigualdade. E não há combate à desigualdade sem instituições fortes. Quando a gente fala do Poder Legislativo, isso tem um peso ainda maior", avaliou.

Exposição

Heline Joyce fez uma explicação sobre os cinco comitês técnicos setoriais da Assembleia: Legislativo, Administrativo e Financeiro, de Responsabilidade Social, de Promoção à Cidadania e de Pesquisa, Educação e Memória. Também houve uma roda de conversa com a deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), presidente da Unipace; a diretora acadêmica da Escola Superior, Lídia Lourinho; a controladora da Alece, Sílvia Correia; e a diretora do Núcleo de Gestão Pública da Fundação Dom Cabral, Patrícia Becker.

Gabriella Aguiar considerou que é muito importante que sejam promovidos encontros intersetoriais periodicamente, porque o Alece 2030, na sua compreensão, é construído a muitas mãos. "Tenho a felicidade de, presidindo a Unipace, trazer o quarto ODS, de levar as escolas do Legislativo para o Interior, de facilitar a educação a distância (EaD) e híbrida. Tenho certeza que o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão, e a primeira-dama Cristiane Leitão sabem que podem contar com esta deputada", disse.

A diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, considerou o encontro como o momento de serem dadas respostas aos servidores que compõem os setores, para que elas se sintam conhecedoras e pertencentes à campanha institucional. "Por isso, hoje falamos sobre como a gente conversa entre si, como existem espaços de interseção entre o ensino, pesquisa e memória, dentro da Casa, subsidiando o Parlamento aberto e a democracia", afirmou.

Inesp

O assessor administrativo do Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Ceará (Inesp) Luís Ernandes do Carmo, abordou as ações desenvolvidas pelo órgão. Entre estas, as publicações digitais, que já ultrapassam a marca de três milhões de downloads, com 400 títulos disponíveis. "Temos uma média de 60 mil livros baixados por mês, todas as publicações acessíveis a pessoas com deficiência visual", frisou. Ele revelou que há dois servidores com dificiência visual que testam as edições. 

Luís Ernandes informou que também são realizados eventos por meio da ação Inesp Ciência, que homenageiam alunos bem sucedidos. Dentro do programa Vem pra Alece, o Inesp entregou medalhas da Olimpíada Cearense de Matemática, conforme revelou o assessor administrativo.     

 Malce

O coordenador do Memorial Pontes Neto, Paulo Roberto Nunes, apresentou as ações desenvolvidas pelo órgão, tratando dos três eixos de atuação finalística: O Parlamento e Sua História, que faz visitas guiadas com alunos das redes pública e privada de ensino; edição e produção de livros; e exposições temporárias.

"Cada uma destas finalidades tem um conjunto de atividades com resultados positivos. No programa O Parlamento e Sua História, nos últimos dez anos recebemos a visita de 45 mil alunos e centenas de escolas. No mesmo período, foram realizadas 29 exposições temporárias, sendo três em 2023. A última está acontecendo desde 22 de outubro, inaugurada durante o evento Vem Pra Alece", apontou.       

Saiba mais

Lançada em agosto deste ano, a campanha "Eu sou Alece 2030" objetiva trabalhar o pertencimento dos servidores e colaboradores da Assembleia como sujeitos ativos para o alcance da visão de futuro da Casa, que é a de ser referência de Parlamento Aberto para o fortalecimento da democracia.

A campanha "Eu Sou Alece 2030" é um convite para que todos se engajem, conheçam os projetos, proponham outros, participem dos Comitês Técnicos Setoriais e sejam multiplicadores das boas práticas na Casa.

Veja também

}
Notícias 21/02/2024

Alece promove aula inaugural do curso de Formação em Educação Legislativa

Autor: Larissa Alves da Silva
} -
Notícias 20/12/2023

Unipace apresenta trabalhos em simpósio no Cariri 06/12

Autor: Larissa Alves da Silva
}
Notícias 20/12/2023

Unipace realiza II Encontro de Escolas Legislativas nesta sexta-feira (01/12)

Autor: Larissa Alves da Silva