Por Por Ricardo Garcia/com Assessoria
22/03/2024 12:50

Um aulão solidário voltado ao concurso da Câmara Municipal de Fortaleza mobilizou por volta de 800 candidatos ao certame domingo (17/03), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A iniciativa, que teve como tema “Transformando Conhecimento em Ação”, foi da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), no sentido de democratizar o acesso a aulas e a conteúdos preparatórios para concursos públicos.

Os participantes, que tiveram acesso ao evento por meio da doação de 2kg de alimentos não perecíveis, acompanharam aulas dos conteúdos de Língua Portuguesa, com o professor Jackson Bezerra; de Raciocínio Lógico, com os professores Pedro Evaristo e Virgínia; do Regimento Interno da Câmara, com o professor Moral; da Lei Orgânica de Fortaleza, com os professores Victor Vieira e Marcos Moraes, além de dicas para a prova com o professor Gilmar.

Para o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), ações como o aulão solidário reforçam o importante papel de responsabilidade social desempenhado pela Casa. “Nós estamos aqui preparando e qualificando esses concurseiros, colocando à disposição deles professores renomados para essa preparação, ao mesmo tempo em que estamos arrecadando alimentos para serem distribuídos às comunidades carentes do entorno da Alece. É a Assembleia agindo em mais um trabalho social”, assinalou o presidente.

A diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, destacou que a ideia do aulão solidário surgiu para atender a uma demanda de parcela da comunidade cearense que não tem condições de frequentar cursinhos, seja por questões de tempo ou financeiras. “Desse modo, nós estamos abrindo o Parlamento, por meio da Unipace, para permitir essa capacitação aos candidatos”, ressaltou.

O professor Moral, colaborador do evento, manifestou a satisfação de participar de momentos de solidariedade como esse. “Nós temos aqui alunos que querem e precisam muito passar no concurso público da Câmara Municipal, mas muitos deles não têm as condições necessárias de estarem em um cursinho preparatório. E temos muitas pessoas passando fome no Estado. Por isso, fizemos esse grande evento de solidariedade, de generosidade e ajuda mútua”, enalteceu.

Para a candidata Camila Mota, que participou do aulão, a iniciativa da Assembleia Legislativa é digna de reconhecimento. “É uma ideia que visa alcançar os concurseiros, ajudando nessa batalha que é o concurso público e nos permitindo acompanhar aulas com professores super qualificados. É algo muito importante para a nossa caminhada nessa trajetória de concurso e que vai abrir muitas portas”, considerou.

A expectativa da Unipace é de que novos eventos sejam realizados, inclusive voltados para outros certames. Para mais informações e acompanhar as novidades, acesse o site da escola e siga a página no Instagram.

Edição: Adriana Thomasi