Alece e Senado Federal definem ações conjuntas na CRES+5

Por Por Paulo Veras
22/03/2024 12:00

Gestoras e servidoras da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), participaram, nos dias 13, 14 e 15 de março, da Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES+5), realizada em Brasília (DF).

Participaram do evento a diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, que representou a presidente da Escola Superior, deputada Gabriella Aguiar (PSD), a coordenadora de Qualificação dos Servidores, Norma David, e a coordenadora de Pós-Graduação da instituição, Maruza Leal.

Durante a participação no CRES+5, a comitiva da Unipace visitou o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Senado Federal), e se reuniu com o diretor executivo do Instituto, Fernando Boarato Meneguin. No encontro, também esteve presente o coordenador do Programa Interlegis e Relações Institucionais (COINTER/Senado Federal), Nilo Amaro Bairros dos Santos.

Encaminhamentos

No encontro, foram apresentados novos produtos das instituições e feito um convite para que um técnico do ILB participe do Seminário de Políticas Públicas e Parlamento Aberto, que acontecerá em maio na Unipace. O seminário é uma promoção do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Parlamento Aberto e Democracia (Neppad), em conjunto com a pós-graduação da Unipace. O convite foi plenamente aceito e o técnico irá ministrar palestra sobre o tema "O Impacto da Inteligência Artificial (IA) nas Eleições de 2024

Evento foi realizado de 13 a 15 de março, em Brasília - Foto: Divulgação/Unipace/CRES+5

Lídia Lourinho explicou que a visita reafirmou o acordo de cooperação técnica existente entre Unipace e ILB. “Fomos muito bem recebidas pelo Fernando Meneguin, conversamos sobre nossos projetos e definimos a participação de um técnico para falar sobre o impacto da inteligência artificial nas eleições em nosso seminário de maio”, confirmou.

Sobre as discussões ocorridas na Conferência, a diretora acadêmica informou que a participação da Unipace foi essencial, pois as discussões no evento abordaram temas relevantes para o futuro da educação superior. “As principais plenárias abordaram temas como a diversidade cultural, o papel da educação superior diante dos desafios sociais, o impacto da educação superior para a democracia e a questão do papel das mulheres na educação superior”, pontuou Lídia.

Saiba mais

A CRES+5 foi organizada pelo Ministério da Educação, em parceria com entidades como a UNESCO-IESALC. O objetivo foi avaliar os avanços da educação no país e definir prioridades para a próxima conferência, marcada para 2028.