Acordo entre Unipace e FBUni prevê novos projetos de educação legislativa

Por Ricardo Garcia
09/10/2024 12:04

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), assinou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Centro Universitário Farias Brito (FBUni) para a implementação de programas e projetos na área de educação legislativa. A parceria prevê iniciativas de formação, desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional e pessoal, além de intercâmbio de conhecimentos e prestação de serviços especializados.

A cooperação projeta que o FBUni vai disponibilizar profissionais da instituição para a participação nas atividades de ensino e pesquisa nos projetos em parceria com a Unipace.

De acordo com a diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, a partir da assinatura do ACT, o FBUni vai colaborar com a Unipace, “trazendo toda a sua bagagem de ensino, na perspectiva de cursos de graduação e pós-graduação, entre outros cursos de extensão, no sentido de proporcionar a oferta de mais oportunidades de capacitação para os servidores da Alece e de mais participantes dos projetos da Unipace”, detalha.

"A parceria vai permitir que possamos desenvolver novos projetos de extensão. O FBUni tem uma proposta de, a partir das nossas experiências, inserir os seus alunos da graduação e da pós em iniciativas de educação legislativa, de letramento legislativo", salienta a diretora acadêmica.

Segundo ela, nesse contexto, os estudantes vão ser capazes de aprofundar os conhecimentos nessa área, estudando conceitos como governança, democracia, parlamento aberto, entre outros. "São temáticas que a Unipace discute muito bem. E está ampliando o alcance desse ensino para diversos municípios cearenses", ressalta.

Entre os cursos que estão contemplados pelo acordo estão os de Psicologia, Direito, Engenharia e Tecnologia da Informação, conforme adianta Lídia Lourinho. "Vai ser uma parceria muito rica. Vamos construir em conjunto com o FBUni os projetos dessas formações continuadas, tanto para os nossos servidores, a partir de suas demandas, quanto para aqueles que se capacitam por meio da Unipace nos 124 municípios cearenses que criaram suas escolas legislativas e que recebem o nosso auxílio para a formação desses agentes públicos municipais", pontua.

UNIPACE

A Escola Superior do parlamento Cearense (Unipace) é um órgão de ensino, pesquisa e memória da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e tem como principal missão qualificar os servidores do Legislativo estadual por meio de cursos livres e programas de pós-graduação lato sensu com foco no aprendizado profissional, para servir com excelência a sociedade.

A Unipace tem como objetivos institucionais contribuir para o aprimoramento da instituição parlamentar no Ceará, capacitando líderes inovadores na área da gestão pública e promovendo atividades de ensino voltadas para o desenvolvimento da sociedade, além de promover programas de qualificação permanente dos servidores e atividades de ensino voltadas para o desenvolvimento da sociedade.

Edição: Vandecy Dourado