A Alece participa da 6ª edição da Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG) que ocorrerá presencialmente em Genebra (Suíça) nos dias 14 e 15 de setembro de 2023, sob o tema-geral “Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público”, com atividades de capacitação, troca de experiências e rodadas de intenções e acordos de cooperação entre a comunidade internacional (Norte-Sul e Sul-Sul) e escolas de governo do Brasil, por meio de sete grandes eventos que promoverão debates de alto nível sobre Agenda 2030, Avaliação, Escolas de Governo, Cooperação e Redes.
Realizada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE), pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), pelo Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), a 6ª edição da SAEG busca discutir como a cooperação internacional pode contribuir para o alcance da Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global e, evidenciar o papel que as escolas de governo – instituições educacionais dedicadas ao desenvolvimento profissional de agentes públicos – podem exercer na construção de capacidades para a implementação da Agenda 2030.
Essa é uma oportunidade singular na história recente do Brasil, na qual gestores públicos sêniores das mais variadas organizações da República se reúnem no palco da cooperação global para pautar uma agenda de cooperação internacional para as organizações-chaves de inovação e desenvolvimento profissional da força de trabalho público do país, ao mesmo tempo em que sublinham a emergência de uma agenda de cooperação nacional brasileira entre escolas de governo para a construção de capacidades técnicas, tecnológicas e científicas.
O acervo está disponível para consulta pública dentro do espaço da biblioteca. Servidores da Alece também podem realizar empréstimos por até 15 dias, mediante cadastro presencial.
A Biblioteca está localizada no quarto andar do Edifício José Euclides Ferreira Gomes (Anexo 2) e segue fortalecendo sua missão de promover o acesso ao conhecimento e apoiar a formação continuada dos profissionais do Parlamento Cearense.
O Parlamento Jovem já é uma experiência presente em diferentes casas legislativas do País. No Ceará, o projeto ganha novo formato em 2025, com encontros formativos, que resultarão em uma imersão na vivência do Parlamento, aproximando os jovens do processo legislativo e do exercício da cidadania.
A assessora acadêmica da Unipace, Dauana Vale, explicou que o novo projeto deve percorrer as sete macrorregiões cearenses, como parte do Seminário Regional das Escolas Legislativas, com o objetivo de escolher 14 jovens, estudantes da rede pública estadual de ensino, que irão, em dezembro, realizar uma vivência no Parlamento cearense.
“Partindo disso, nosso objetivo aqui passa a ser oferecer uma formação mínima para os estudantes, ao contrário do que aconteceu da primeira vez, quando os estudantes escolhidos já partiam para a imersão no Legislativo”, disse.
Carlos Martins, diretor Legislativo da Alece, apresenta aos alunos o programa Parlamento Jovem Foto:Júnior Pio
Carlos Martins, diretor Legislativo da Alece, reforçou também a importância da atividade na politização dos participantes. “Os jovens são o futuro do nosso país, e cuidar deles é uma preocupação do nosso presidente, deputado Romeu Aldigueri (PSB). Então, o que estamos oferecendo aqui é o letramento político para estes jovens, que estão tendo a oportunidade de conhecer diversos assuntos relacionados, e é claro que esse nosso contato não se resumirá ao encontro de hoje”, explicou.
De acordo com ele, os representantes eleitos para o parlamento Jovem Alece estarão em contato constante, até dezembro, com as equipes da Diretoria Legislativa e Unipace, que irão propor estudos, leituras, discussões e outras orientações, para que a experiência do Parlamento simulado seja a mais proveitosa possível para todos os participantes.
“Eles terão uma vivência completa, que será a atividade final do projeto. Serão orientados pela própria Mesa Diretora da Alece para que aprendam a conduzir e participar de uma sessão plenária, que contará com discursos, votação de projetos e todos os elementos que uma sessão plenária oficial dispõe”, esclareceu Carlos Martins.
REPRESENTANTES ELEITOS
Thiago e Priscila são eleitos pra representar o Vale do Jaguaribe no Parlamento Jovem Alece Foto: Júnior Pio
Os estudantes escolhidos como representantes do Vale do Jaguaribe no Parlamento Jovem foram Priscila Batista e Thiago Araújo. Sob a orientação do professor e servidor da Alece, Filipe Fernandes, eles e toda a turma debateram democracia, cidadania e direito a partir da obra “O castiçal, a escrivaninha, a cadeira e o rascunho”, e-book lançado pelo Coletivo Delirantes, que reúne contos alusivos aos 200 anos da Independência do Brasil.
Os vencedores tiveram, durante a “disputa”, que envolveu ainda os estudantes Fábio Vitor e Allynson Jimenez, a oportunidade de defender suas bandeiras e sua participação no projeto.
Para Priscila Batista, que tem como principal motivação o combate à violência de gênero e a defesa dos direitos das mulheres, esta é uma oportunidade de única de se fazer ouvir. “A defesa dos direitos da mulher é uma pauta muito valiosa, e o debate deve ser contínuo, pois só assim as coisas mudam, e a democracia se expande”, argumentou.
Thiago Araújo também fez a defesa de melhorias para as escolas públicas, e afirmou como bandeira própria a luta por melhores estruturas e condições de trabalho para estudantes e professores.
A professora de Lingua Portuguesa da turma, Maria Clara de Andrade, orientou os estudantes durante a atividade e elogiou a iniciativa da Alece de retomar este projeto que considera de grande importância para a formação cidadã dos jovens. “São eles que vão construir o futuro do nosso país, e mesmo que nem todos tenham a oportunidade de participar, a atividade realizada foi tão instigante que é perceptível que uma semente foi plantada na maioria deles. Pela participação dos colegas, todos são capazes de engajar a pauta e conhecer mais, afinal, a participação política da sociedade também é uma construção social”, defendeu.
A programação do I Seminário Regional das Escolas Legislativas segue nesta sexta-feira (22/08), a partir das 8h com palestra sobre o Seminário Regional seguido do curso de Gestão de Gabinete e Assessoria Parlamentar. Ambos acontecem no IFCE, localizado na rua Estevão Remígio de Freitas, 1145, Monsenhor Otávio, Limoeiro do Norte.