I Seminário Estadual das Escolas Legislativas do Ceará atinge 95,1% dos municípios do estado
Por
ALECE 03/07/2025 09:55
Compartilhe esta notícia:
Escola Superior do Parlamento Cearense – celebra o alcance histórico do I Seminário Estadual das Escolas Legislativas do Ceará, que acontece nesta quarta-feira, 2 de julho, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE).
O evento já conta com mais de 600 participantes inscritos, representando 175 dos 184 municípios cearenses, o que corresponde a 95,1% de todo o território estadual. O seminário se consolida como um marco para o fortalecimento da educação legislativa no Ceará, com ampla adesão de representantes do legislativo municipal e gestores públicos de todas as regiões.
A iniciativa da UNIPACE tem como objetivo promover um espaço de formação, troca de experiências e diálogo institucional, reforçando o compromisso da Assembleia Legislativa com a interiorização do conhecimento e a valorização das câmaras municipais como protagonistas no desenvolvimento das políticas públicas e na promoção da cidadania.
A programação inicial inclui um curso de Oratória, voltado à qualificação de vereadores, vereadoras, servidores e assessores legislativos, com foco na comunicação eficaz no contexto público.
Durante o evento, será lançado oficialmente o calendário dos Seminários Regionais das Escolas Legislativas, que contemplarão, inicialmente, 8 regiões do Ceará, promovendo encontros presenciais que irão reforçar o vínculo entre o legislativo estadual e os parlamentos municipais.
A UNIPACE reafirma seu orgulho em realizar um evento de tamanha representatividade, fortalecendo os laços entre a ALECE e os municípios cearenses e contribuindo para uma gestão pública mais eficiente, qualificada e comprometida com a população.
A Escola Superior do Parlamento Cearense foi instituída por meio da Resolução n.º 555, de 10 de julho de 2007, publicada no Diário Oficial do Estado em 13 de julho do mesmo ano, e atualizada pela Resolução n.º 698/2019. A Unipace é um órgão de ensino, pesquisa e memória da Alece com a missão de promover soluções que contribuam para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo por meio da qualificação de servidores, agentes e lideranças políticas, além do fomento a políticas públicas inovadoras. A instituição busca ainda aproximar os cidadãos da esfera legislativa.